quarta-feira, 18 de maio de 2016

Arte Medieval (Estilo Românico e Gótico) e Renascentista

Estilo Românico

Arte românica é o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII, durante o período da história da arte comumente conhecido como "românico". O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo pela Europa e foi o primeiro depois da queda do Império Romano a apresentar características comuns em várias regiões. Até então a arte tinha se fragmentado em vários estilos, sendo o românico o primeiro a trazer uma unidade nesse panorama.


Estilo Gótico

Este movimento cultural e artístico desenvolve-se durante a Idade Média, no contexto do Renascimento do Século XII e prolonga-se até ao advento do Renascimento italiano, quando a inspiração clássica quebra a linguagem artística até então difundida. 


Arte Medieval e Renascentista

A arte Medieval apresentava um domínio absoluto da temática religiosa, porque na Idade Média quem “liderava” era a Igreja Católica e, quem ia contra essa temática era punido e na maioria das vezes morto violentamente. Um dos exemplos da arte Medieval é o Estilo Românico, que prevaleceu na Europa entre os séculos XI e XIII. Já a arte Renascentista também da espaços para imagens históricas da mitologia greco-romana, que não eram aceitos pelo cristianismo na época pelo seu intenso culto ao ego.


Arte Medieval



Arte Renascentista



Nenhum comentário:

Postar um comentário